Tendinite: o que é e quais são as principais causas?
A tendinite é uma inflamação que acomete um tendão, tecidos responsáveis por fazerem a conexão dos músculos aos ossos. Ela é muito comum em indivíduos que repetem um mesmo movimento várias vezes, ou trabalhadores de funções repetitivas.
A tendinite pode surgir em pessoas de qualquer idade, mas é mais frequente em adultos que praticam esporte, ou em idosos, cujos tendões perdem elasticidade naturalmente.
As formas mais comuns de tendinite ocorrem no cotovelo, joelho, ombro, tornozelo, pulso e dedos, que podem ser causadas pelo excesso de uso de um tendão ou por uma lesão proveniente do esporte.
Os principais sintomas da tendinite são dor na área afetada, que tende a piorar com o movimento; inchaço, vermelhidão e um caroço que surge em volta do tendão. Em caso de ruptura, uma abertura palpável pode ser sentida na linha do tendão e o movimento será muito difícil.
Tendões inflamados são mais propensos a se romper. Por isso, é fundamental ter o diagnóstico correto e suspender a atividade que causou a inflamação até que o tendão se recupere. Em caso de rompimento, pode ser necessária uma cirurgia para reparar o tecido lesado.
Fonte: Medical Site
10 de Fevereiro de 2022