5 verdades e mitos sobre ossos quebrados
Se você já quebrou algum osso, certamente já se deparou com algumas informações que nem sempre eram verdade. Por isso, listamos os principais mitos e verdades sobre as fraturas ósseas.
Se tivesse quebrado, você não conseguiria se mexer.
MITO!
É a primeira coisa que as pessoas costumam dizer quando você dá uma topada forte ou cai de mal jeito. Mas muitas vezes, é possível mover um osso quebrado, então isso não é um fator indicativo de fratura. Os três principais sintomas de um osso quebrado são dor, inchaço e deformidade. É claro que, se um osso estiver exposto ou cutucando a pele, logicamente não é um bom sinal, e deve ser uma fratura. Outro indício ouvir um estalo na hora do acidente.
Se tivesse quebrado, estaria com muita dor.
MITO! Na maioria das vezes, ossos quebrados doem, sim, mas isso não é uma regra. Mas se a fratura for pequena, você pode não notar. Algumas pessoas fraturam o osso e continuam vivendo suas vidas normalmente, descobrindo posteriormente!
Mulheres mais velhas têm ossos mais fracos por causa da osteoporose.
VERDADE! Mulheres mais velhas, especialmente as que já estão na menopausa, sofrem alterações hormonais que podem levar à rápida perda de massa óssea, deixando os ossos mais frágeis – quadro típico da osteoporose.
Se quebrou o dedão do pé, não há o que fazer. Então não precisa ir ao médico.
MITO! Mesmo que acabe não sendo engessado, o dedo deve ser examinado. O médico precisa estabelecer a dimensão da fratura para evitar dores ou deformidades a longo prazo, o que pode deixar o ato de andar mais doloroso, os sapatos desconfortáveis ou resultar em uma artrite tardia, se a fratura não cicatrizar corretamente.
Se o dedo do pé estiver em um ângulo diferente do normal após o trauma, pode ser necessário um tratamento mais complexo e até mesmo uma cirurgia de reparação.
Osso fraturado fica mais forte após cicatrizar.
VERDADE! Enquanto está cicatrizando, uma calosidade - ou osso novo - extraforte se forma ao redor da fratura para protegê-la. Então, algumas semanas após o processo de recuperação, o osso fraturado vai estar mais forte que um osso normal. Posteriormente, essa calosidade tende a diminuir.
Fonte: Medical Site
06 de Outubro de 2022